Antes de começar, é importante explicar o que é bulk insert e bulk update. O bulk insert é uma técnica usada para inserir um grande número de registros em uma tabela de uma só vez, em vez de inserir os registros um por um. Já o bulk update é usado para atualizar um grande número de registros em uma tabela de uma só vez, em vez de atualizar os registros um por um.
Aqui está um exemplo de stored procedure que utiliza a técnica de bulk insert e bulk update:
CREATE PROCEDURE sp_BulkInsertAndUpdate
@table_name VARCHAR(50),
@insert_values VARCHAR(MAX),
@update_values VARCHAR(MAX)
AS
BEGIN
SET NOCOUNT ON;
-- Realiza o bulk insert
IF (@insert_values IS NOT NULL)
BEGIN
DECLARE @sql_insert NVARCHAR(MAX) = 'INSERT INTO ' + @table_name + ' VALUES ' + @insert_values;
EXEC sp_executesql @sql_insert;
END
-- Realiza o bulk update
IF (@update_values IS NOT NULL)
BEGIN
DECLARE @sql_update NVARCHAR(MAX) = 'UPDATE ' + @table_name + ' SET ' + @update_values;
EXEC sp_executesql @sql_update;
END
END
Explicando o código acima, a stored procedure recebe três parâmetros: o nome da tabela onde será realizado o bulk insert/update, uma string contendo os valores a serem inseridos na tabela (para bulk insert) e outra string contendo os valores a serem atualizados na tabela (para bulk update).
Na parte do código que realiza o bulk insert, é criada uma variável @sql_insert que armazena uma string contendo o comando SQL para inserir os valores na tabela. Essa string é concatenada com o nome da tabela e os valores passados como parâmetro. Em seguida, a stored procedure executa essa string utilizando a função sp_executesql.
Na parte do código que realiza o bulk update, é criada uma variável @sql_update que armazena uma string contendo o comando SQL para atualizar os valores na tabela. Essa string é concatenada com o nome da tabela e os valores passados como parâmetro. Em seguida, a stored procedure executa essa string utilizando a função sp_executesql.
Essa é uma forma simples de utilizar a técnica de bulk insert e bulk update em uma stored procedure em SQL. É importante lembrar que essa técnica pode ser muito útil em situações em que é necessário inserir ou atualizar um grande número de registros em uma tabela.