.NET Artigos C# Dicas

.NET e C#: as melhorias que tornam o código mais fácil de ler

Fala DEV!

A Microsoft lançou recentemente uma série de melhorias no .NET e C# que facilitam a leitura do código. Uma das mudanças mais significativas é a substituição do operador && por And. Isso torna o código mais legível e fácil de entender, especialmente para programadores que não são fluentes em C#.

Outras melhorias incluem a adição de novos tipos de dados, como o Nullable, e a introdução de novos recursos, como o pattern matching. Essas melhorias tornam o código mais expressivo e robusto, e também facilitam a escrita de código que é seguro para erros.

No geral, as melhorias no .NET e C# tornam a linguagem mais fácil de usar e mais agradável de ler. Isso é uma boa notícia para todos os programadores, mas é especialmente útil para iniciantes e programadores que não são fluentes em C#.

  • And:

O operador And é usado para verificar se duas condições são verdadeiras. Por exemplo, o seguinte código verificará se a variável a é maior que 10 e a variável b é menor que 20:

if (a > 10 And b < 20) {
  // A condição é verdadeira
} else {
  // A condição é falsa
}

O operador And é um operador de palavra-chave que é usado para verificar se duas condições são verdadeiras. Ele é semelhante ao operador &&, mas é mais legível e fácil de entender.

  • Nullable:

O tipo Nullable é usado para representar valores que podem ser nulos. Por exemplo, a seguinte variável pode conter um número inteiro ou nulo:

Para verificar se a variável number é nula, podemos usar o operador is ou o operador as:

int? number;

if (number is null) {
  // A variável é nula
} else {
  // A variável não é nula
}

number = 10;

if (number is int) {
  // A variável é um inteiro
} else {
  // A variável não é um inteiro
}

Pattern matching

Neste exemplo, o pattern matching é usado para verificar o tipo do objeto object e executar uma ação diferente dependendo do tipo. Se o objeto for uma string, a mensagem “O objeto é uma string com o valor ‘text'” será exibida. Se o objeto for um número, a mensagem “O objeto é um número com o valor ‘number'” será exibida. Se o objeto for um tipo desconhecido, a mensagem “O objeto é um tipo desconhecido” será exibida.

var object = new object();

if (object is string text) {
    Console.WriteLine($"O objeto é uma string com o valor '{text}'");
} else if (object is int number) {
    Console.WriteLine($"O objeto é um número com o valor '{number}'");
} else {
    Console.WriteLine($"O objeto é um tipo desconhecido");
}

E ai ? Estava sabendo dessa, DEV?

Lucas Dalcolmo

About Author

Sou desenvolvedor de software a mais de 13 anos com experiência nacioanl e internacional. Já produzi softwares para grandes empresas no Brasil e também bancos em Portugal. Possuo as certificações microsoft AZ-900, DP-900, AI-900 e AZ-204 (azure developer associate). Sou fundador da Dallm Games Studio (@dallmgamesstudio) e fui mentor em vários eventos de desenvolvimento de jogos. Também fui mentor do NASA SPACE JAM 2024 na área de desenvolvimento de software.

2 Comments

  1. Leonardo

    28 de julho de 2023

    Ótimas notícias e excelente artigo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as últimas notícias por email

    Cadastre-se, receba nossas novidades em primeira mão por email, antes de todo mundo.

    Codeinsider @2025. Todos os direitos reservados.

    Desenvolvido por House Comunicação